Como a inteligência musical afeta as pessoas?

Compreender sons, ritmos, timbres e entonação. Ser sensível ao poder emocional da música e ter capacidade de perceber, discriminar e transformar formas musicais. Quem desenvolve este dom, que é a inteligência musical, é capaz de expressar-se através de formas musicais como cantar, tocar, compor, ouvir e analisar estruturas musicais. A inteligência musical é fascinante, não se trata somente de gostar de ouvir músicas. Aprender canções e ritmos de maneira fácil, ser intuído em ritmos e melodias.

Os dotados deste tipo de inteligência possivelmente cantam com frequência e tocam ou querem tocar um instrumento musical. Essas pessoas costumam marcar o tempo rítmico com o corpo, por exemplo, com o pé ou utilizando lápis/caneta. Mesmo não tendo tal habilidade, no seu inconsciente vai se formando uma estrutura musical que aos poucos vai se aflorando.

Segundo Gardner, essa inteligência pode ser ensinada, treinada e desenvolvida. Mas para obter resultados satisfatórios se faz necessário alguns fatores como: oportunidades, influências, experiências, além de fatores psicológicos e motivacionais. Além de tais fatores, é necessário persistência na prática de interagir com os equipamentos musicais para atingir resultados benéficos na música.

A inteligência musical está relacionada com habilidades artísticas, e outras características incluem a vontade de explorar e aprender cada vez mais sobre música, o desenvolvimento para cantar ou tocar algum instrumento, a distinção de tipos de sons e também facilidade para improvisar.

Após saber sobre a “inteligência musical”, pode-se pensar pensar que somente pessoas ligadas diretamente à música, como cantores, compositores e os próprios músicos possuem tal habilidade. O professor Carlos Eduardo da Cruz Gomes explica que todos nós possuímos inteligência musical. “Só que alguns são mais aguçados que os outros”. Isso significa que os fatores ditos anteriormente podem aguçar os ouvidos do estudante.

Aqui no crieatividade.org, você pode divulgar seus conhecimentos e também aprender com outros. Convidamos você a ser criativo e criar atividade.