O que seria um Capital Cultural

Bourdieu elabora uma tipologia com três categorias de capital: capital econômico, capital social e capital cultural. O autor identifica uma quarta forma, denominada capital simbólico, que corresponde a qualquer uma das três formas de capital na medida em que são apresentados no contexto social.

Nesse sentido capital cultural consiste em ativos sociais ligados a uma pessoa, como educação, intelecto, estilo de fala e vestimentas, etc., que são capazes de promover mobilidade social numa sociedade estratificada. É um conceito introduzido por Bourdieu em "Cultural Reproduction and Social Reproduction" (1977). Bourdieu propôs três categorias de capital cultural: incorporado, objetificado e institucionalizado.

Capital cultural incorporado: É aquele ligado ao “vir a ser”, a tornar-se, por meio de um processo laborioso de inculcação e incorporação, detentor do capital acumulado. É obtido por meio da socialização nos parâmetros de uma determinada educação, cultura e tradição, e não é imediatamente transmissível, mas adquirido ao longo do tempo. Definição muito semelhante a de habitus.

Capital cultural objetivado: É composto de bens materiais que podem ser transmitidas por ganhos econômicos mas que demonstram, simbolicamente, o ser detentor de capital cultural. É o caso de obras de artes, equipamentos científicos, coleções de livros.

Capital cultural institucionalizado: É o capital cultural que se expressa por meio da detenção de qualificações acadêmicas, muitas vezes como produto de um processo de seleção institucional.

A partir das teorias de Pierre Bourdieu, nós do crieatividade.org propomos a você compartilhar e colocar em disposição seu capital cultural a fim de proporcionar acesso aos interessados. Fato é que na própria plataforma assistir aos seus conhecimentos cria uma espécie de pontuações que chamaremos de "peões". Nossa proposta é fazer com que estes peões, que são capitais culturais, sejam trocados por capital econômico por livros, cadernos, produtos utilitários para a aprendizagem e até passagens de avião - promovendo a mobilidade em prol da aprendizagem.

Bibliografia:

Bourdieu, P. (1986) The forms of capital. In J. Richardson (Ed.) Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education (New York, Greenwood), 241-258.