Ao que abrange a inteligência Lógico-matemática?

São pessoas caracterizadas pela competência na interpretação, categorização dos fatos, informação, cálculo, raciocínio lógico e na busca de explicação para tudo. Essas pessoas se sentem desafiadas diante de problemas que envolvem raciocínio. Aos quais procuram resolver tudo de forma metódica e persistente, divertindo-se em resolver quebra-cabeças de revistas e jornais.

O matemático quer reconhecer padrões, onde quer que possam existir, que levem a implicações de trilha de pensamento para onde possa levar. O cientista busca por um conjunto limitados de regras ou princípios que podem ajudar a explicar o comportamento dos objetos.

Desde cedo é possível perceber aqueles que tem facilidades na capacidade de lógica e matemática. Sobressaindo a capacidade de armazenar e manipular dentro da mente durante um período finito de tempo todas as variáveis necessárias para progredir em problemas matemáticos

A capacidade de calcular rapidamente pode ser observada em alguns indivíduos de forma autônoma. O matemático é interessado em explorar sistemas abstratos por seu próprio valor. O cientista é motivado por um desejo de explicar a realidade física, sendo a matemática uma ferramenta indispensável para construir modelos e teorias que podem descrever e explicar o funcionamento do mundo, seja ele físico, químico, biológico, comportamental ou cognitivo.

Piaget observou que a evolução da ciência e o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nas crianças, apresentam como procedimento mais antigo e básico, a experimentação simples com objetos e a observação de seus padrões de interação e comportamento.

A inteligência Lógico-matemática é a competência para raciocinar de maneira lógico-dedutiva e solucionar problemas envolvendo números e elementos matemáticos. Então a pessoa que tem esta inteligência gosta de cálculos, precisão, resolução de problemas, explicações claras, boa argumentação, levantar hipóteses, ordenar, explorar relações e categorias. E por exemplos temos os engenheiros, físicos, matemáticos e programadores.

Se você acredita que pode ensinar algo, mesmo que seja simples, acesse o crieatividade.org e compartilhe seu conhecimento.