O que implica a Inteligência Linguística?

Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de escrita, sons, gráficos, gestos, etc. A inteligência lingüística está relacionada com o uso da linguagem. Sensibilidade para os sentidos das palavras e sua manipulação. Manifestam gosto pela literatura e pela escrita. Se comunicam bem oralmente e por escrito, inclusive são eficazes na ligação das ideias e tem facilidade na sua transmissão. Estes pensam utilizando palavras.

Pessoas que tenham uma maior capacidade de comunicação através de palavras, expressando-se bem tanto oralmente quanto na forma escrita, podem ser classificadas como tendo um maior desenvolvimento da inteligência linguística.

Costuma se apresentar aos 2 anos de idade, quando a criança está no desenvolvimento da comunicação, porém esta inteligência vai se definindo ao longo da vida e depende muito dos estímulos que esta pessoa obtiver.

Os componentes centrais desta linguagem são uma maior sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras, além de uma percepção especial das funções da linguagem. Possuem alto grau de atenção e grande sensibilidade para entender diferentes pontos de vista. É uma inteligência atrelada ao lado esquerdo do cérebro. O lado mais lógico e racional.

Algumas prováveis características de alguém que tenha este tipo de inteligência mais desenvolvidas sejam: organização, sistematismo, gosto por leitura e escrita, boa comunicação, habilidade de raciocínio, boa verbalização, bons em debater e também boa memória.

Geralmente este tipo de inteligência é encontrada em pessoas que se desenvolveram em áreas como a escrita, o jornalismo, a poesia, desenvolvimento de roteiros, oratória, edição, publicidade… pessoas ilustres como Winston Churchill se encaixam neste tipo de inteligência.

Caso esta inteligência não seja estimulada na infância, a pessoa pode encontrar empecilhos na hora de se expressar, comunicar o que deseja ou mesmo ter dificuldades na fala.