O que abrange a Inteligência Intrapessoal?

A inteligência intrapessoal diz respeito a identificar seus próprios sentimentos e emoções, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades. Trata-se de uma característica que permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento, tomando decisões favoráveis em sua vida.

É uma inteligência que sugere o conhecimento de si, suas ambições, motivações, o que as desanima e aonde querem chegar ao longo de suas vidas. Conforme você pode ver, nós, temos todas essas inteligências em maior ou menor grau e facilidade para pôr em prática. Enquanto outros precisam aprimorá-las com o tempo. Então a inteligência intrapessoal sugere o conhecimento de suas ações, a aproximação de seus pensamentos, de suas palavras e por que não dizer da prática à meditação.

Pessoas com a inteligência intrapessoal possuem autoconhecimento que lhes proporciona administrar seus passos, além de saber reconhecer suas principais características a fim de utilizar para seu próprio desenvolvimento pessoal. Detentores dessa inteligência também têm: - Foco e concentração nas atividades desempenhadas;
- Facilidade de resolução de conflitos;
- Determinação e persistência para atingir os resultados desejados;
- Disciplina;
- Autocompreensão;
- Autoestima elevada;
- Independência para criar o próprio caminho;
- Maior capacidade de realização;
- Comportamento congruente com princípios e valores;
- Capacidade de despertar o melhor de si em todas as situações.