O que abrange a Inteligência Interpessoal?

Partir do da ideia de que há outros ao seu redor. Essa inteligência é a capacidade de entender e reagir corretamente em face de desejos, humores, temperamentos, ideias, valores, interesses e motivações de outras pessoas. A interpessoal propõe que sejamos emocionais e racionais, tomando por base a empatia e aptidões sociais que através de hábitos, atitudes e comportamentos pode tornar uma pessoa bem aceita.

O detentor dessa inteligência interage com pessoas, é prestativo, comportado, trata as pessoas com consideração, é humilde, atencioso, simples, bem humorado, disposto e que sabe elogiar. Um dos maiores exemplos é Dale Carnegie, autor de “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e “Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios”, enfim este autor ensina o leitor a interagir com outros a sua volta.

De modo contrário, uma pessoa que não se conhece sobre esta inteligência pode ser rejeitada por outras pessoas. E uma pessoa rejeitada e racional se destaca por falar alto, impor sua vontade, contar vantagem, é egocêntrica, se faz de vítima, é maledicente e arranja intrigas. Então se faz fundamental que pessoas como professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos tenham mais empatia ao lidar com seus próximos.