O que são os Repositórios Institucionais?

Remetem à disposição de um espaço virtual para catalogar os objetos de aprendizagem referentes a uma instituição, como exemplo escolas, universidades, empresas e governos. Segundo a literatura, os repositórios institucionais corresponde à solução mais difundida, reunindo produções científicas e/ou acadêmicas resultante das atividades de docência e/ou pesquisa dos membros de uma ou mais instituições como universidades e institutos de pesquisa “por meio do armazenamento, da preservação e da divulgação dos recursos alimentados nessas plataformas em acesso aberto, aumentando a visibilidade e o alcance da produção” (SANTANA, 2019, p. 41).

A proposta é dar visibilidade aos objetos de aprendizagem dos associados às instituições, tornando visível seus produtos educacionais através do Acesso Livre. O conteúdo depositado nos repositórios institucionais estão diretamente ligados às comunidades das instituições que o alimentam e são avaliados por seus devidos revisores para publicação (SANTANA, 2019, p. 42).

Os principais motivos para se ter um Repositório Institucional são:
  • Reunir e salvar todos os conhecimentos publicados pela instituição;
  • Estimular a produção textual dos seus associados;
  • Divulgar a instituição a partir dos conhecimentos publicados;
  • Obter relatórios de produção de conhecimento;
  • Produzir artigos com participantes da equipe;
  • Todo material fica salvo como Recursos Educacionais Abertos, de maneira que estimule a aprendizagem a todos.

Bibliografia

SANTANA, Laura Passos. Acesso Aberto e Políticas Públicas: um estudo de Repositórios de Recursos Educacionais Abertos no Mercosul. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

Informações com base no Teses e Dissertações da USP.